• (61) 99176-8272
  • contato@clinicagastrocentro.com.br

Exames

A GASTROCENTRO atua há 28 anos como clínica de referência no atendimento de patologias do Trato Gastrointestinal contando com os mais especializados profissionais e possuindo aparelhos de última geração para a realização dos exames complementares como Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Manometria esofagiana, Phmetria esofagiana de 24h, Elastografia Hepática por Fibroscan e Testes Respiratórios (hidrogênio expirado).

EDA: Endoscopia Digestiva Alta: técnica especializada utilizada para estudar as patologias do trato digestivo superior: esôfago, estômago e duodeno. Também atua de forma terapêutica com diversos procedimentos: dilatação esofagiana, colocação de prótese esofagiana, gastrostomia endoscópica, tratamento esclerosante de lesões hemorrágicas, ligadura elástica de varizes esofagianas, biópsias gástricas, polipectomias.

COLONOSCOPIA: técnica especializada utilizada para estudar as patologias do intestino grosso e íleo terminal. Também atua de forma terapêutica com diversos procedimentos: polipectomias, tratamento de lesões hemorrágicas do aparelho digestivo, tratamento de hemorroidas, mucosectomia de lesões supeitas de neoplasia.

PHMETRIA: consiste no registro do pH da luz esofágica durante 24 horas. O objetivo do exame é identificar os episódios de refluxo ácido (que é considerado o evento mais importante na fisiopatologia da Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE), permitindo a correlação dos episódios de refluxo com os sintomas.

MANOMETRIA: A manometria é o registro da pressão das contrações da musculatura do esôfago e dos esfíncteres esofágicos.
ELASTOGRAFIA HEPÁTICA POR FIBROSCAN: Técnica especializada utilizada para avaliar a fibrose hepática, substituindo a biópsia hepática, em pacientes portadores de doenças hepáticas crônicas como hepatite crônica C (HCV), hepatite crônica B (HBV), na doenças autoimunes e na esteatohepatite não alcóolica (NASH).

RETOSSIGMOIDOSCOPIA: A retossigmoidoscopia rígida e flexível consiste em um exame endoscópico caracterizado pela introdução de um retossigmoidoscópio rígido ou flexível que possibilita a visualização da porção final do intestino, incluindo o reto e cólon sigmoide. É possível, através dele diagnosticar doenças inflamatórias, verminoses, pólipos e tumores.
Para a realização do exame é necessário realizar uma lavagem intestinal (feita pelo próprio paciente) que começa na véspera e vai até horas antes do exame. O paciente não necessita estar em jejum e nem estar acompanhado para a realização do exame e pode retornar às atividades normalmente após o procedimento.

TESTE RESPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO: O teste respiratório de hidrogênio detecta e mede a quantidade de hidrogênio presente no ar expirado para, a partir desses dados, diagnosticar possíveis disfunções gastrointestinais.

No organismo humano, apenas as bactérias anaeróbias do intestino grosso produzem hidrogênio. A quantidade de hidrogênio produzida é proporcional à porção de alimentos não absorvidos, no entanto, problemas digestivos ou deficiências de absorção do intestino delgado podem aumentar a produção desse gás. O nível de produção de hidrogênio também pode aumentar quando há um desequilíbrio na flora microbiana do intestino delgado, causando o supercrescimento do número de bactérias, conhecido como SCBID (Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado).