Como evitar a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é uma doença do trato digestório, crônica, que afeta os intestinos, tanto o grosso quanto o delgado, e isso acontece porque durante a digestão dos alimentos as contrações dos intestinos podem acabar sendo mais fortes e durar mais tempo que o normal – criado dores abdominais, gases, e diarreia – ou então pode acontecer o oposto, o que acaba causando um atraso a passagem de alimentos, o que deixa as fezes mais endurecidas.
A causa exata do porque isso acontece, não é totalmente conhecida ainda, mas pode ser relacionada com o alimento, estresse, hormônios, etc. Muitas pessoas costumam não saber quando tem essa doença, isso porque os seus sintomas se assemelham muito aos de outras doenças, são eles dor abdominal ou cólicas, sensação de inchaço, gases, diarreia ou constipação, muco nas fezes.
Mas para evitar de ter a síndrome do intestino irritável é preciso manter uma rotina mais saudável, longe de alguns vícios como álcool, drogas e cigarro, ter uma alimentação mais saudável evitando comidas gordurosas, bebidas gaseificadas, e o excesso de cafeína.
É muito importante também praticar exercícios físicos regularmente e fazer acompanhamento com psicólogos, mas caso esses métodos não funcionem, você deve procurar uma ajuda médica e começar o mais rápido possível um tratamento, pois quanto antes tratar mais fácil será a recuperação.