Como prevenir hepatites virais?
Antes de falar sobre como deve se prevenir as hepatites virais, é preciso entender o que elas são e como são causadas.
Hepatite é uma inflamação no fígado, dividida em grupos: A, B, C, D e E e elas quase nunca apresentam sintomas, mas quando eles estão presentes, podem ser classificados como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Cada grupo da hepatite tem uma causa diferente para sua contaminação, e entre elas estão transmissão do vírus por água e alimentos contaminados, relações sexuais, fluidos corporais – sangue, urina e fezes – substâncias tóxicas, entre outros.
Uma dica para a prevenção da hepatite, seja ela qual tipo for, é ter hábitos de higiene, como lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar também os alimentos que serão consumidos e cozinhar para que qualquer microorganismo não seja capaz de sobreviver naquele ambiente. Não compartilhar objetos de uso pessoais – gilete, escova de dentes, toalhas – além de sempre usar preservativos durante relações sexuais, entre outros cuidados básicos que evitem a contaminação própria.
Outro modo de prevenção bastante importante também é a vacinação contra as Hepatites A e B, já o tratamento varia para cada tipo de hepatite, algumas não tem cura e o tratamento baseia-se apenas em aliviar os sintomas. Por isso, vá até um médico de confiança para descobrir qual o seu tipo da doença e dar início a um tratamento o mais rápido possível.